Tuesday, February 16, 2010

Para brasileiros e outros viajantes lusófonos... Um novo blog sobre Timor Leste!


Hoje, excepcionalmente, não continuarei o post anterior sobre a documentação das Línguas de Timor Leste (http://easttimorlinguistics.blogspot.com/2010/02/east-timor-languages-documented-part-i.html) para falar de um blog interessante que contém informações úteis (e fúteis!) sobre o Timor Leste e regiões adjacentes!

O blog intitulado Timor Lorosae Ceara (http://timorlorosaeceara.blogspot.com/) é de autoria do Prof. Cesar Cavalcante - professor brasileiro que trabalha em Timor Leste desde 2008 e é docente na UNTL (Universidade Nacional Timor Lorosa'e) - e concetra-se em apresentar notícias do dia-a-dia timorense e alguns aspectos básicos da cultura deste país.

De maneira bem elaborada, o Prof. Cesar descreve certos aspectos triviais para um brasileiro, ou qualquer outro cidadão lusófono, que desconhece Timor Leste, ou é um 'marinheiro de primeira viagem' nestas terras longínquas, como o retorno da celebração do carnaval, o banheiro oriental (ou casa de banho, se preferirem assim os portugueses) bem diferente do nosso aqui, lugares bonitos e dignos de visita (como o Matebian, Ramelau, a Ilha de Ataúro), certas promoções no comércio timorense (o que é raro!), entre outras coisas.

Os arredores de Timor Leste também nos propiciam boas viagens das quais podemos desfrutar paisagens belíssimas (e outras coisas também!). Desta maneira, em Timor Lorosae Ceara o leitor encontrará informações úteis para a realização destas viagens, como mapas, fotos e guias. Os posts atuais já possuem informações sobre diversos lugares da Indonésia e Tailândia.

Então... espero que meus leitores e outras pessoas interessadas em Timor Leste, ou apenas viajantes destemidos, possam aproveitar de alguma maneira a experiência do Prof. Cesar que ele comportilha em seu blog. 

Espero que todos leiem o próximo post que continua a Documentação das Línguas de Timor Leste que será a Parte II.   

   

No comments: