Wednesday, March 03, 2010

Pré-história, história e contatos lingüísticos em Timor Leste


Outro artigo de minha autoria, denominado Pré-história, história e contatos lingüísticos em Timor Leste, já está disponível on-line no seguinte endereço: https://www.academia.edu/1750300/Pre-historia_historia_e_contatos_linguisticos_em_Timor_Leste.

Este artigo foi publicado no número atual (número 6) da Revista Domínios de Lingu@guem dedicado à lingüística histórica. A revista completa está disponível no endereço:
Neste artigo analiso possíveis aplicações do método histórico-comparativo no estudo das línguas de Timor Leste e suas possíveis contribuições e limitações. Discorro brevemente sobre outros ramos do saber que podem contribuir para um melhor conhecimento do passado dos povos leste-timorenses, como a história e a arqueologia.

Abaixo está o resumo deste artigo:

"Este artigo tem vários objetivos, entre eles: discutir algumas questões teóricas sobre o método histórico-comparativo e sua aplicação nos estudos das línguas de Timor Leste. Para tanto, após uma breve apresentação das línguas leste- timorenses e algumas considerações teóricas sobre a lingüística histórica (2), discutir-se-á sobre a pré-história (3) e o período histórico (4), assim como os diversos contatos lingüísticos ocorridos na ilha durante os períodos citados."


Monday, March 01, 2010

Contato de Línguas em Timor Leste


Já está disponível on-line no sítio da ABECS (Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares) no seguinte endereço http://abecs.fflch.usp.br/sites/abecs.fflch.usp.br/files/upload/paginas/ResumosVIAbecs.pdf#overlay-context=quem o resumo da comunicação Os contatos linguísticos em Timor Leste: mudanças e reestruturação gramatical de minha autoria.

Nesta comunicação, que será efetuada no VI Encontro da ABECS nos dias 24, 25 e 26 de março, falarei sobre os diferentes tipos de mudança que as línguas de Timor Leste sofreram com o contato.

Segue abaixo o resumo do trabalho:

"A presente comunicação intenta analisar os contatos linguísticos que ocorreram em Timor Leste, assim como as mudanças - e possível reestruturação gramatical em alguns casos - que as línguas nativas sofreram com esses diferentes contatos. Ainda, as línguas austronésicas e papuásicas leste-timorenses sofreram modificações em graus distintos devido ao contato: mudanças pesadas e possível reestruturação gramtical, como o Tétum, Mambae e Tokodede, ou mudanças leves, como o Baikenu, Makasae e Fataluku."