Tuesday, August 02, 2011

Balibó, ou the Balibo Five

Balibó é um subdistrito leste-timorense localizado próximo à fronteira indonésia, cerca de 10 km, no distrito de Bobonaro. Este local ganhou fama mundial quando cinco jornalistas australianos foram executados (por isso o nome the Balibo Five), a 16 de outubro de 1975, ao tentar noticiar as atrocidades cometidas pelo exército indonésio que na época estava em vias de invadir Timor Português, antigo nome da atual República Democrática de Timor-Leste.

O filme homônimo, Balibo, lançado em 2009, foi produzido pela Arenafilm, produtora australiana, com Robert Connolly na direção e David Williamson como roteirista. O roteiro foi baseado no livro intitulado Cover-Up, de autoria de Jill Jolliffe, uma jornalista australiana que teve contato com os Balibo Five antes de partirem para Timor Português e foi ela também que divulgou a morte deles, que o exército indonésio objetivava encobrir. Há também um documentário feito pela jornalista para a TV australiana, canal ABC1, para o programa Foreign Correspondent. O filme conta com o ator Anthony LaPaglia no papel de Roger East, jornalista australiano que vai investigar o desaparecimento e suposta morte dos Balibo Five, e Oscar Isaac interpretando José Ramos Horta, atual presidente de Timor-Leste e ganhador do Nobel da Paz em 1996.Ainda, os cinco jornalistas australianos foram interpretados pelos seguintes atores: Damon Gameau como Greg ShackletonGyton Grantley como Gary CunninghamNathan Phillips como Malcolm RennieMark Winter como Tony Stewart, e Thomas Wright como Brian Peters.

Recomendo a todos interessados que procurem ver este filme que mostra muito sobre a história e a cultura leste-timorense. Há em diversas cenas as belas paisagens de Timor Leste, vários diálogos em Tetun e o espectador vê vários costumes nativos que são mostrados, como alimentação, comportamento, enterro, e até a narração de contos da literatura tradicional. Assim como, também é retratado o sofrimento e as privações que o povo leste-timorense tem sofrido no decorrer de sua história. O filme é de fácil acesso tanto em lojas como na internet. Provavelmente, é o filme que possui Timor Leste como tema com maior circulação e divulgação a nível mundial. Abaixo encontra-se um trailer:


Segue também o link para a primeira parte do documentário Who killed the Balibo Five  produzido pela ABC Australia e distribuído pela Journeyman Pictures: http://youtu.be/J0GXaDjdaWM (as demais partes também são facilmente encontradas no Youtube). A incorporação deste vídeo foi desativada por solicitação, por este motivo deixo disponível somente o link. Este documentário, que data de 1998, apresenta as cenas reais da invasão, do massacre e dos próprios jornalistas australianos, e procura investigar o que realmente aconteceu com eles, juntamente com as várias questões políticas envolvidas em torno da Indonésia e Austrália e outras potências governamentais que estão por trás destes acontecimentos.  

Fica aqui a dica de dois filmes sobre Timor Leste para serem vistos pelos leitores deste blog, qualquer comentário sobre esses filmes serão bem-vindos... 

No comments: