Thursday, October 27, 2011

Documentação sobre Timor-Leste

No Notícias Sapo TL saiu uma matéria, no dia 25 de Junho de 2011, que discorre a respeito da existência de uma vasta documentação sobre Timor-Leste em Portugal. A notícia, intitulada Portugal guarda mais de 5.000 documentos sobre Timor-Leste, pode ser lida no link:

O principal pólo da documentação é o Arquivo Histórico Ultramarino localizado em Lisboa, Junqueira (na zona ribeirinha), e podem ser consultadas maiores informações em http://www.iict.pt/ahu/index.html. Outro local que guarda vários documentos é o Museu Municipal, em Figueira da Foz, link: 

Apesar de ter passado os links para os sítios dos respectivos lugares, devo alertar ao leitor que não há material disponível para download. Apenas informações adicionais, já que a consulta do material deve ser supervisionada por especialistas e ocorrer somente no local, principalmente por motivos de segurança e conservação das peças.

Entre as peças, podem ser citados a existências de diversas amostras da flora leste-timorense, juntamente com documentações históricas, peças arqueológicas e itens da cultura material dos povos nativos. Vale a pena conferir, e para aqueles que estiverem próximos aos locais citados, recomento a visita e a consulta.


No comments: