Sunday, November 13, 2011

O futuro do português em Timor-Leste - 11 Uma conclusão... por enquanto


Por causa de uma série de tarefas profissionais e acadêmicas, fiquei um tanto desatualizado sobre a polêmica da língua portuguesa. E é com felicidade que escrevo este post para encerrar esta série sobre O futuro do português em Timor-Leste, pois parece, ao menos por enquanto, que a língua portuguesa está garantida em Timor-Leste, já que fontes próximas ao Presidente da República afirmaram que a proposta de abolição do português no ensino básico não passou de uma intenção.

A matéria foi publicada há um tempo, no dia 29 de setembro, no jornal Hoje Macau porém somente tive conhecimento recentemente, devido a informações do colega linguista e também professor que já atuou em Timor-Leste, Nuno Almeida, e registro aqui também meus agradecimentos. 

A notícia, intitulada Português de Pedra e Cal, fala da proposta, das fontes do Presidente da República, da inconstitucionalidade do projeto, entre outras coisas. Ela pode ser lida na íntegra no link a seguir: http://hojemacau.com.mo/?p=21123.

A língua portuguesa manteve-se no país e conseguiu vencer mais essa batalha, pois parece que ela ameaça interesses comerciais de Estados e entidades internacionais, que possuem "vários olhos" apontados em direção a Timor-Leste. Considero essa vitória nada mais do que uma justiça feita à língua portuguesa, assim como a todos os profissionais que vêm trabalhando e se empenhando para mante-la em Timor-Leste. Ainda, pode ser visto também que os interesses de uma pequena parcela acabam por se "fantasiar" de elementos governamentais e científicos para justificar sua veracidade, que não se confirma.

Mesmo com dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, grande parte da população leste-timorense quer a língua portuguesa e fico feliz com a vitória democrática dos interesses populacionais.




2 comments:

Anonymous said...

A Língua Portuguesa está em risco de EXTINÇÃO IMEDIATA em Timor. Não creia no que os políticos timorenses dizem pois não são fiáveis. Xanana, ele próprio, prepara-se para amanhã, industriado pela sua mulher, apresentar o projecto de Educação Multilingue Baseado na Língua Materna em sede parlamentar. A situação é grave, muito grave. E Kirsty Gusmão já se descaiu ao afirmar que a língua portuguesa vai eliminar as línguas locais timorenses. Com isto está tudo dito.

Anonymous said...

Creio que devemos fazer tudo para manter a nossa identidade e a lingua portuguesa e um dos elemenstos dessa identidade. A lingua portuguesa em Timor foi sempre falada e ensinada, ainda que apenas numa escola, durante a ocupacao indonesia, apesar da sua proibicao e da morte dos timorenses letrados pelos indonesioa e seus lacaios. Um dos objectivos indonesios foi precisamente eliminar o portugues, o que nao conseguiram. Estou certo de que nem XG nem Kirsty conseguirao destruir a lingua portuguesa se formos decididos a mante-la como elemento primordial da nossa identidade.