Monday, October 01, 2012

Alfabetização em língua portuguesa em Timor-Leste

A comunicação intitulada A alfabetização em língua portuguesa em Timor-Leste: os desafios da variação linguística, feita em co-autoria com Aurelie Marie Franco Nascimento, foi apresentada ao II SENAL (Seminário  Nacional de Alfabetização e Letramento), que ocorreu entre os dias 26 e 29 de setembro de 2012, na UFS (Universidade Federal de Sergipe), em Itabaiana . 

Maiores informações podem ser acessadas no site do evento: http://www.senal2012.com.br/. Em breve disponibilizarei a versão completa da comunicação, que foi publicada nos anais do evento. Segue o resumo da comunicação.

Resumo: "a República Democrática de Timor-Leste, ou simplesmente Timor-Leste, é um país independente desde 2002, elegendo, em sua constituição, como línguas oficiais: o Tétum-Praça, língua nativa de origem austronésia e que possui o status de língua franca, e o português, devido à herança cultural de cerca de quatro séculos de colonização portuguesa na ilha. O objetivo deste trabalho é apontar alguns problemas encontrados na escrita dos alunos leste-timorenses, do nível pré-secundário do sistema educacional formal de Timor-Leste, ao aprender português para propor algumas soluções aos professores de Língua Portuguesa em atividade docente em Timor-Leste. A escrita analisada dos alunos leste-timorenses foi coletada pelos autores entre 2008 e 2009, período no qual exerceram a função de professores de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada é da sociolinguística educacional, que serviu para identificar e analisar as causas das variações fono-ortográficas, sendo as principais: a influência da língua materna dos alunos, que não são falantes de português como língua materna; as diferentes variedades da língua portuguesa que os alunos são expostos, pois os professores são portugueses, brasileiros, leste-timorenses e cubanos; ausência de ambientes de imersão onde os alunos possam praticar a língua portuguesa fora de sala de aula. Assim, com base na análise efetuada, nossa proposta é a de elaborar técnicas didáticas que visam auxiliar o professor a trabalhar a variação linguística em sala de aula, enfocando a superação de problemas relativos à variação fono-ortográfica". 

  

No comments: