Wednesday, November 28, 2012

Timor-Leste: Mais professores portugueses - exemplo para o Brasil

No blogue Página Global saíram duas notícias conjuntas, uma sobre a atuação de Portugal em Timor-Leste, e outra sobre Cabo Verde. A postagem, intitulada Timor-Leste: mais professores portugueses, Cabo Verde um exemplo para Timor, pode ser lida originalmente no link:  http://paginaglobal.blogspot.com.br/2012/11/timor-leste-mais-professores.html e também se encontra reproduzida abaixo. 

Coloquei o título de exemplo para o Brasil, já que nosso governo se orgulha tanto de estar entre as maiores economias do mundo, mas sempre digo que é lamentável que exista tanto dinheiro (fruto de uma das maiores economias) que esteja na mão de apenas pouquíssimas pessoas. Ainda, sem contar da corrupção governamental que rola solta, como rio seguindo seu curso. E o pior é que a maioria da população acredita em promessas governamentais. Bem, retomando, o Brasil entre as maiores economias do mundo investe quase nada em educação (mesmo que o governo afirme que invista, é mentira!) e o resultado é que estamos em penúltimo lugar em qualidade de educação (Leiam esta matéria que saiu na BBC: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121127_educacao_ranking_eiu_jp.shtml). Desta forma, que Portugal sirva de exemplo, mesmo pequeno e sofrendo com a crise econômica, arruma dinheiro para investir na educação. 

Seguem as notícias citadas anteriormente:


Timor-Leste: MAIS PROFESSORES PORTUGUESES, CABO VERDE EXEMPLO PARA TIMOR
  
Timor-Leste acolhe mais 58 professores portugueses no próximo ano
28 de Novembro de 2012, 05:09

Lisboa, 27 nov (Lusa) -- Timor-Leste vai abrir, já no início do próximo ano, quatro novas escolas de referência, que vão acolher mais 58 professores portugueses, anunciaram hoje em Lisboa os ministros da Educação timorense e português.

Em conferência de imprensa, os ministros da Educação português, Nuno Crato, e timorense, Bendito Freitas, adiantaram que, a partir de janeiro, haverá um total de 108 professores portugueses a colaborarem com as escolas de referência, unidades de ensino timorenses que obedecem a currículos e diretivas locais.

O projeto das escolas de referência, assinado em setembro, entre os ministérios da Educação de Portugal e de Timor, conta já com 50 professores portugueses.

O objetivo das autoridades timorenses é criar uma escola de referência em cada distrito. Com as próximas quatro, ficam a faltar quatro outras, estimando os dois ministros que a tarefa possa estar concluída dentro de dois anos.

Em janeiro, Nuno Crato participou na inauguração de cinco escolas de referência timorenses -- em Gleno, Same, Baucau, Maliana e Oecussi.

De visita a Portugal, a primeira como ministro da Educação, Bendito Freitas agradeceu a "cooperação" de Portugal e convidou Nuno Crato a voltar a Timor-Leste em fevereiro do próximo ano.

O ministro da Educação português aceitou o convite e deverá participar na inauguração das quatro escolas, na abertura do ano letivo timorense.

Simultaneamente, Nuno Crato deverá participar numa conferência sobre educação, alfabetização e conhecimento da língua portuguesa, que o ministro Bendito Freitas está a organizar para a mesma altura.

Orçadas em 2,4 milhões de dólares, 1,5 milhões dos quais garantidos pelo Estado português, contam com professores portugueses e timorenses.

Nuno Crato aproveitou para elogiar a "dedicação" dos professores portugueses em Timor. "Para Portugal, isto também é bom, não é só para Timor. Os professores portugueses que vão para Timor voltam diferentes (...), com uma experiência muito mais rica", destacou.

Pretendendo servir de modelo para todas as outras escolas do sistema de ensino oficial timorense, as unidades de referência "servirão também como centros para a formação dos professores timorenses, que vão dar cobertura a 202 escolas básicas centrais", explicou Bendito Freitas.

Realçando que os governantes timorenses estão "particularmente empenhados na educação", Bendito Freitas, no cargo desde as eleições de agosto, disse também pretender "dar mais ênfase à cooperação entre ensinos superiores".

Por isso, visitou as universidades de Coimbra, Aveiro e Minho (em Braga), procurando aumentar a cooperação com Portugal, "em ciência, tecnologia e informações".

SBR //JMR.


Cabo Verde pode ser um exemplo para Timor-Leste
28 de Novembro de 2012, 00:59

Presidente de Cabo Verde vai realizar uma visita oficial ao Parlamento Nacional (PN) esta sexta-feira, onde será recebido pelos deputados no plenário, numa sessão solene.

O deputado da bancada de FRETILIN, Francisco Branco, adiantou esta segunda-feira ao Suara Timor Lorosae que “Timor – Leste deve seguir Cabo Verde como um exemplo de sucesso na administração, governação e outros aspectos porque é um dos países irmãos da CPLP e tem sucesso nestas áreas”, e diz que tem que seguir o seu exemplo principalmente na gestão de água potável uma área de desenvolvimento gerida por Cabo Verde com muito sucesso.

O Vice-presidente do Parlamento Nacional, Adriano Nascimento, pediu a todos os chefes da bancada do Parlamento Nacional para se prepararem para receber a visita do Presidente de Cabo Verde.

Jacinta Sequeira
*Sapo TL

No comments: