Wednesday, December 19, 2012

Cédulas antigas de Timor

Como está em época de natal, assim como meu aniversário é próximo a esta data, no mês de dezembro acabo por ganhar alguns presentes, e também me dou ao luxo cometer atos de vaidade, como comprar itens colecionáveis. Desta maneira, adquiri algumas cédulas antigas de Timor, e encomendei outras mais e agora estou somente aguardando os correios, que sei que é um tanto demorado e caro normalmente, imagina em época de festa!

Bem, minhas primeiras aquisições foram as notas de 100 escudos ($) da série de D. Aleixo, juntamente com a de $ 500, que datam de 1963, e as notas de 20 e 50 escudos da mesma série, porém foram emitidas em 1967. Finalmente, a cédula de 1000 escudos foi emitida no ano posterior, em 1968. Sobre D. Aleixo e sua importância evidente para a história, cultura e identidade leste-timorense, na forma de um herói nacional, não falarei aqui, pois já tratei deste nobre cidadão timorense em uma postagem anterior (http://easttimorlinguistics.blogspot.com.br/2012/11/a-guerra-de-manufahi-1911-1912.html). 

(Cédulas de $ 100 e $ 500, série D. Aleixo, 1963) 

     
(Cédulas de $ 20 e $ 50, série D. Aleixo, 1967)



(Cédula de $ 1000, série D. Aleixo, 1968)


Essas notas anteriores série D. Aleixo, são as mais fáceis de se encontrar e estão disponíveis em coleções e sites de leilão, de compra, entre outros. Há também duas séries que fiz o pedido e estou esperando-as chegar, são as séries de Celestino da Silva e da dominação japonesa, que falarei a seguir.

A série Celestino da Siva data de 1959 e é um marco, pois se trata do fim da pataca (unidade monetária usada anteriormente) e o início do escudo. A série homenageia José Celestino da Silva, militar português, governador de Timor entre os anos de 1894 e 1908, que em seu período acabou por sufocar diversos reinos rebeldes, assim como em sua campanha militar acabou por construir diversas bases, fortes e postos militares, juntamente com a abertura de escolas e estradas para os distritos mais isolados, e também inseriu diversas culturas, destacando-se a do café. Proibiu o corte do sândalo, tornou Timor independente de Macau e trouxe uma série de tropas moçambiquenhas a Timor, os chamados landins. As cédulas circularam com os valores incomuns de $ 30 e $ 60, pois uma pataca equivalia aproximadamente a 6 escudos, e também foram emitidas cédulas de $ 100 e $ 500.

Ainda, esta série de Celestino da Silva e a anterior de D. Aleixo foram feitas com o mesmo formato de chapa, possuindo o design semelhante (mudando mais as cores, números, tamanho e o homenageado da série), e eram escritas em português e chinês, devido a relação que Timor possuía com Macau dentro da administração portuguesa.

 (Cédulas de $ 30, $ 60, $ 100 e $ 500, série Celestino da Silva, 1959)





A série da ocupação japonesa circulou em Timor grosso modo durante o período de dominação japonesa, pois entraram em vigor em 1942 e no ano seguinte, em 1943, o estoque de notas havia esgotado e ocorreram negociações e empréstimos para o dinheiro continuar circulando. A unidade monetária instituída foi o Gulden, que equivalia a pataca, a havia notas de Gulden (1, 5 e 10) e de centavos de Gulden (1, 5, 10 e 50, ou 1/2) As notas possuem poucos detalhes, não possuem datas nem assinatura, algumas foram feitas com marca d'água, outras não, isto fez com que ocorressem falsificações, que não podem ser distinguidas das originais. Até os números de série eram um tanto desordenados, pois há somente a letra 'S', referente à região de Sumatra, que é comum em todas as notas, assim há também: números de série formados somente por duas letras Sh; três letras fracionadas S/aa; letras e números S/99; e S seguido por um grande número de série. As notas eram escritas em holandês, pelo fato de grande parte do território indonésio ser de colonização holandesa, e japonês.

 (Cédulas de 1, 5 e 10 centavos de Gulden, série da ocupação japonesa, 1942)


 (Cédulas de 1/2 e 1 Gulden, série da ocupação japonesa, 1942)


 (Cédulas de 5 e 10 Gulden, série da ocupação japonesa, 1942)


As demais cédulas são de difícil acesso, sendo raras e ocasionalmente surgem em leilões para serem arrematadas por preços muito alto, bem maiores do que as cédulas mostradas aqui, de acesso mais fácil. Caso eu consiga obter alguma delas, eu farei uma segunda postagem sobre cédulas de Timor neste mesmo blogue. 

Considero muito interessante o estudo das cédulas de Timor, pois revelam características de sua história (relação com Macau, dominação japonesa, a homenagem a figuras importantes para o colonizador e para o colonizado), sua cultura (a importância do líder nativo e herói nacional, D. Aleixo) e de suas línguas (descaso com as línguas nativas, predominância da língua portuguesa, importância do chinês, o dominador japonês tentando impor sua língua e a língua do outro, o holandês).

Caso algum leitor conheça mais sobre o assunto, ou alguém saiba dessas e outras cédulas à venda podem entrar em contato comigo, ou deixar comentários nesta postagem, eu fico muito agradecido a todos...

Espero que tenham gostado... Para maiores informações ver: o Forum dos Numismatas http://www.numismatas.com/phpBB3/viewtopic.php?t=13732 e Revista Moeda, v. II, n. 11/12,  http://www.conteudos.easysite.com.pt/files/48/ficheiros/notafilia/NotasTimor.pdf.

No comments: