Sunday, December 09, 2012

Notícias sobre a língua portuguesa

No portal Terra, saiu uma notícia interessante intitulada Língua portuguesa se consolida no Timor-Leste graças à educação, que pode ser lida no link a seguir: http://diversao.terra.com.br/arte-e-cultura/lingua-portuguesa-se-consolida-no-timor-leste-gracas-a-educacao,e44056121f56b310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html. A matéria apresenta principalmente uma entrevista com Mari Alkatiri, primeiro-ministro leste-timorense entre os anos de 2002 e 2006. O ex-primeiro-ministro fala coisas interessantes sobre a importância do português, sua relação com o Tetun, a questão da identidade e língua, o ensino do português e junto com o Tetun, entre outros. 

Destaca-se a visão otimista de que em dez anos aproximadamente metade da população falará o português, e não qualquer português, mas uma variedade própria da língua. Considero esta uma visão otimista até demais, pois o futuro do português não é um dos melhores em Timor-Leste, já que tanto Timor-Leste, quanto as maiores potências lusófonas, Portugal e Brasil, não estão investindo muito em Timor-Leste. O governo do país não está interessado em investir no ensino e pesquisa, por mais que se fale em investimentos, observa-se professores mal pagos e mal formados/capacitados, falta de infraestrutura para alunos e professores, falta de incentivo para os alunos, entre outros. A pesquisa, então, nem se fala! Há um total descaso em relação à formação de pesquisadores leste-timorenses em linguística, enquanto há uma completa indiferença com os pesquisadores estrangeiros. Portugal é o maior investidor, mas possui uma pequena economia, que ainda está passando por crises, porém mesmo neste período de crise ainda está investindo. Brasil é uma das maiores economias do mundo, porém investe somente pouquíssimos recursos, com a maioria do dinheiro dessa grande economia fica perdido em corrupção, com o Brasil, sendo um dos países mais corruptos do mundo! Merece elogios a atuação de Cabo Verde que ultimamente tem estreitado os laços de cooperação com Timor-Leste e, quem sabe, destes laços possam surgir coisas boas no futuro...

Enquanto isso, o governo de Timor-Leste ainda prefere sobreviver da ajuda internacional, quase implorando pela permanência de ONU, de tropas australianas, entre outras entidades que desejam implantar a língua inglesa em detrimento do português, conforme pode ser lido em notícias como  http://paginaglobal.blogspot.pt/2012/12/foco-do-apoio-da-onu-timor-leste-estara.html no Páginal Global (sobre novo acordo  com a ONU) e http://www.abc.net.au/news/2012-11-22/australian-troops-begin-e-timor-withdrawal/4385466 na ABC (sobre a permanência de tropas australianas). 

Quero saber até quando Timor-Leste pretende viver da esmola estrangeira... Segue a notícia: 



Língua portuguesa se consolida no Timor-Leste graças à educação


A língua portuguesa recupera pouco a pouco sua força no Timor-Leste graças a um plano de implementação na educação primária e no ensino médio, e que a partir de 2013 alcançará também a formação universitária nesta ex-colônia de Portugal na Ásia.

Mari Alkatiri, que foi o primeiro líder do Executivo da recente história do Timor-Leste, declarou à Agência Efe que a implementação do português na educação se deve ao fato de o tétum - a outra língua oficial do país - ainda não estar suficientemente desenvolvido, de um ponto de vista acadêmico e científico.
Alkatiri, primeiro-ministro timorense entre 2002 e 2006, explica que outra das razões pelas quais o Governo decidiu que o idioma veicular da educação seja a língua portuguesa é que apresenta "uma identidade que diferença o Timor-Leste dentro da região Ásia-Pacífico".
Timor-Leste, o país asiático mais jovem e que conta com pouco mais de um milhão de habitantes, escreveu em sua Constituição, aprovada em 2002, que tanto o português como o tétum são as duas línguas oficiais do país e relegou o indonésio a idioma de trabalho.
Após mais de quatro séculos de colonização portuguesa, o Exército indonésio aproveitou a proclamação da independência do Timor-Leste de Portugal em 1975 e ocupou a pequena nação durante os 24 anos seguintes.
Durante o período de ocupação indonésia, o idioma português foi proibido e perseguido ao constituir-se como a língua da resistência timorense, confinada nas montanhas da ilha.
Uma vez recuperada a soberania, em maio de 2002, o português voltou às ruas e instituições políticas como o Parlamento e as cortes de Justiça, enquanto ainda se consolida no sistema educacional.
Nas ruas do Timor as saudações e os agradecimentos em português são parte da vida cotidiana, mas são o indonésio e o tétum os que predominam nos ambientes de trabalho e são mais frequentes nos principais meios de comunicação.
Alkatiri reivindica a necessidade de insistir na língua portuguesa, e não no indonésio ou no inglês, para evitar que o Timor se transforme em um país "satélite" da Indonésia ou da Austrália, as duas potências mais próximas geograficamente.
Longe desse sentimento de identidade, Luis Nivio, um professor timorense de 26 anos, reconheceu à Efe que a aplicação da nova língua é mais difícil na prática: as crianças quando chegam à escola frequentemente não entendem português e, portanto, aprender algumas disciplinas lhes parece mais complicado.
"O pior é que muitos professores também não falam português, ou quase não o conhecem, e por isso optam por ensinar em tétum ou misturar os dois idiomas durante as aulas", confessou o professor.
Nivio, que aprendeu português em Aveiro graças a um acordo em matéria de educação com o Governo de Portugal, admite que a falta de desenvolvimento gramatical do tétum complica muito a formação acadêmica nesta língua.
Brasil e Portugal fecharam um acordo com o Timor-Leste para a expansão do português no país asiático mediante a colaboração de suas universidades para formar professores e criar material escolar.
Segundo os dados do Governo do Timor-Leste, em 2010 cerca de 90% dos cidadãos do país utilizava o tétum em sua vida diária, 35% dominava o indonésio e 23% falava, lia e escrevia em português.
No entanto, este último é o idioma que registra maior crescimento nos últimos anos.
O futuro da língua de Camões no Timor-Leste parece promissor; José Ramos-Horta, ex-presidente do país e prêmio Nobel da Paz, deixou isso claro em um recente artigo no jornal indonésio "The Jakarta Post".
"Em dez anos, pelo menos metade dos timorenses falarão português; nossa própria versão, tão viva e musical como a do Rio (de Janeiro) ou de Luanda", previu o político.

No comments: