Sunday, February 23, 2014

Realidade e crenças no ensino de língua portuguesa em Timor-Leste

Dando continuidade à postagem anterior (http://easttimorlinguistics.blogspot.com.br/2014/02/documentos-oficiais-e-sujeitos-no.html), divulgo o segundo trabalho publicado nos anais do simpósio 16, intitulado Presença da língua portuguesa em Timor-Leste: contexto de ensino e crenças sobre aprendizagem de autoria de Izabel Cristina Diniz e Luana Fabrícia Correia Silva, ambas do CEFEET - MG.  

A comunicação das autoras é muito interessante, pois acaba por analisar o estado atual e alguns problemas encontrados pelos professores e pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa em Timor-Leste, como: pouco acesso e número reduzido de livros e bibliotecas no país, o pouco contato com o uso informal da língua portuguesa, a falta de infraestrutura para o professor realizar seu trabalho e para o aluno ter seu bem-estar em sala de aula etc. Ainda, as autoras abordam uma questão muito importante dentro da linguística aplicada e que até o momento não tinha sido analisada para o contexto leste-timorense, que é o papel dos mitos e crenças no processo de ensino-aprendizagem de uma L2/ LE. 

Este trabalho profícuo das  autoras oferece grande espaço para análises e discussões, fazendo com que o tema não se esgote em somente uma publicação. Desta maneira, as autoras deram continuidade ao tema, publicando uma versão estendida deste trabalho um periódico científico, que divulgarei brevemente em outra postagem.  

O trabalho pode ser lido e baixado neste endereço: http://www.simelp.letras.ufg.br/anais/simposio_16.pdf.

Segue o resumo:  

Resumo: A República Democrática de Timor-Leste, segundo Almeida (2011), apresenta atualmente em seu panorama linguístico aproximadamente 18 línguas nacionais. Nesse cenário, a Língua Portuguesa foi decretada, juntamente com o Tétum, como língua oficial. Com o objetivo de discutir acerca do ensino e da reintrodução da Língua Portuguesa nesse país, o presente trabalho expõe alguns aspectos da atual realidade de Timor-Leste no que tange à presença da Língua Portuguesa, bem como, aponta as dificuldades encontradas no ensino de português aos timorenses. Os resultados apontam para a importância de uma política linguística que se deve preparar para grandes desafios em termos educacionais. 

Palavras-chave: Ensino. Língua Portuguesa. Timor-Leste.


No comments: